“Mulheres, uma luta pela Paz”

Na Semana da Mulher com o desenvolvimento do Projeto: “Mulheres, uma luta pela Paz”, os alunos da escola Tancredo de Almeida Neves sob orientação de professores e equipe gestora realizaram no período de 05 a 12 de março o projeto “Mulheres, uma luta pela Paz”

Veja algumas atividades desenvolvidas neste período:

Os alunos do 3º ano realizaram pesquisas bibliográficas e de campo (visita na Aldeia Santa Isabel e outras) sobre o tema: A vida das mulheres nas diferentes culturas : mulher quilombola, mulher africana, mulher indígena, mulher trabalhadora rural, mulher árabe, mulher muçulmana, mulher cigana,etc.

Já os alunos do 2º ano, pesquisas bibliográficas sobre a evolução da mulher na sociedade.

Os alunos do 1º ano ficaram com o tema: “As diferentes profissões”. Alguns saíram às ruas da cidade registrando por meio de fotografias varias mulheres trabalhando, ou seja, desempenhando sua profissão. Já outros com a função de entrevistar saíram às ruas realizando entrevistas gravadas com auxilio de roteiros criados por eles, que posteriormente transcreveram as falas observando a diferença da oralidade para escrita. Outros ficaram incumbidos de criarem o mural das profissões, com as fotografias tiradas durante o desenvolvimento dos trabalhos e produção de slides.

Foram realizadas também palestras durante e no termino do projeto com participação de várias mulheres da sociedade de São Félix do Araguaia, como:

l Representante do Grupo das bordadeiras “Dandara”;

l Palestra com profissionais como: Promotora, Advogada e Agrônoma

l Palestra com a Mãe e Enfermeira Leila Fonseca expondo suas conquistas / desafios e mensagens de alto estima.

l Palestra com a enfermeira Andresa Arruda discorrendo sobre os temas: Saúde da Mulher e do Homem: infância, puberdade, fase adulta, câncer de colo uterino, mama e próstata.



Vale ressaltar que todas as turmas realizaram pesquisas bibliográficas e socializaram as pesquisas através de seminário e tivemos ainda o “momento sociocultural” em que os alunos apresentaram os resultados finais.