Basta de violência contra a juventude

O Menestrel

Eu Preciso Fazer o Teste do HIV/AIDS?

Mobilização Nacional de Adolescentes e jovens do Ensino Médio para Prevenção da Infecção pelo HIV e da Aids.
É uma iniciativa do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, UNICEF, UNESCO, como parte do Projeto Saúde e Prevenção nas escolas, que tem como objetivo central reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis, à AIDS e à gravidez não planejada, por meio do desenvolvimento de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.
Neste sentido foi realizado palestra com os alunos, nos três turnos. Nos períodos matutino e vespertino o professor KK apresentou o kit de Mobilização Nacional de Adolescentes e Jovens do Ensino Médio para Prevenção da Infecção pelo HIV e da AIDS, e ainda falou acerca de quando e como surgiu a AIDS, bem como sobre o crescimento dos casos de infecção por vírus HIV entre jovens. Destacou ainda a forma de como se contrair o vírus e como nós devemos nos prevenir.

No período noturno, contamos com a presença do Dr. Wendel Weis da Cruz Odontólogo da Funasa, que falou do métodos legais de se fazer o teste de HIV, e como são feitos os testes para o diagnóstico da infecção pelo HIV que são realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue.

Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, por meio do atendimento do usuário nas unidades básicas de saúde, em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima e gratuita.

Nesses Centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, a fim de facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.








Por: Fabio P. Aguiar

Projeto Tribos Urbanas

Alunos das 03 turmas de 1º ano apresentam trabalhos sobre Tribos Urbanas,
Dando seqüência ao Projeto Identidade, iniciado no começo do ano letivo. Trabalhamos neste 2º semestre o tema:"Tribos Urbanas". No mundo de hoje, podemos encontrar várias tribos , ou seja , conjunto de pessoas que se reúnem em prol de algum objetivo , gosto ou idealização .


A cada dia surgem novas tribos e com o objetivo de estudar o comportamento e a historia destes grupos é que foi sugerido trabalho sebre o tema .

Os alunos foram divididos em grupos por afinidades , ou seja , cada um escolheu o grupo e a tribo sobre a qual queria estudar e que mais se identificava.
Entre as tribos apresentadas estão: os Drag kim, Punk, Rockeiros, Nerds, Teddy Boy, Emo, Gospel, Skatista e From uk.

Durante a apresentação os estudantes caracterizados discorreram sobre a historia , origem e costumes de cada tribo.
O objetivo deste trabalho foi de incluir os estudantes no mundo destas tribos, proporcionando-lhes um entendimento sobre o comportamento de cada tribo.
Os estudantes corresponderam as expectativas, pois demonstraram entusiasmo e comprometimento para com o trabalho .
"Fiquei muito satisfeita com o trabalho o resultado foi além de minhas expectativas, eles tiveram um ótimo desempenho durante as apresentação,percebi que eles levaram a sério o trabalh0.No inicio fiquei meio receiosa, mas valeu apena", diz a Professora da Área de Ciências Humanas, Maria Gleci.






Veja abaixo os trabalhos das Tribos:















Por: Fabio P. Aguiar

Palestra da Brigada do Prevfogo

Brigada do Prevfogo de São Félix do Araguaia realiza palestra na Escola Tancredo, com o objetivo de divulgar o trabalho efetuado na região com relação à prevenção e combate ao fogo em áreas de preservação permanente, terra indígena, parques federais e estaduais e reserva legal.

A Brigada do Prevfogo de São Félix faz parte do Projeto – 2010 do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que implantou 86 Brigadas do Prevfogo em municípios críticos de 14 estados do Brasil, 9 destas em Mato Grosso. O agrupamento de São Félix conta com 29 componentes, sendo: 24 brigadistas, 4 chefes de esquadrão, 1 chefe de brigada, Possui para a realização de sua atividade: 2 viaturas – L200 e mais os equipamentos de combate (EPIS).


Durante a palestra o chefe da Brigada Rodrigo Vasconcelos falou sobre as prioridades de combate aos incêndios, que são divididas em três níveis:

Prioridade 1: Incêndio em áreas protegidas
-áreas de preservação permanente
-terra indígena
-parques federais e estaduais
-reserva legal

Prioridade 2: Incêndio em outras áreas
-áreas florestais públicas e particulares
-projetos de assentamentos
-incêndios em propriedades rurais

Prioridade 3: Ações de prevenção relacionadas ao tema fogo:
-educação ambiental
-rondas preventivas
-queima controlada

Esta palestra contou com a participação de todos brigadistas que fizeram demonstrações de combate aos incêndios.
Os alunos foram atenciosos e até fizeram comentários sobre a importância deste trabalho realizado na região. Em destaque enfatizaram com entusiasmo a aula de campo que tiveram com os brigadistas na sede da Brigada.




Pesquise focos de calor captado na superfície do solo pelo sensor de um satélite.

Por: Fabio P. Aguiar

As Belezas do Estado de Mato Grosso

Dia do Professor

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!

Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
Autor desconhecido

Grupo de dança da Escola

Coreografias apresetadas na abetura do XXIX Jogos Estudantis de Mato Grosso - JOREM