GRÊMIO ESTUDANTIL PROJETO – SEMANA DA JUVENTUDE
A Semana da Juventude é uma comemoração muito importante, pois é uma data a nível mundial que serve para mostrar à sociedade a importância da juventude como protagonista, seja na sociedade como um todo, na ação política, ou em quaisquer situações/ambientes. É um momento que demonstra a importância do jovem para a sociedade, visto serem pessoas cheias de vida, cheias de garra, que gostam de lutar pelos seus sonhos e que mostram sua insatisfação com muita coragem.
A juventude encontra-se cada vez mais articulada, ligada pelo espaço e pelo tempo virtual. No mundo globalizado e tecnológico não há mais barreiras, nem distâncias que os inibam. Assim, espera-se que o jovem busque em sua relação mundo/escola discutir temas pertinentes à sociedade, tornando-se semente da transformação do ambiente em que vive, questionando a sociedade, buscando seus espaços, não esperando que as coisas venham prontas, discutindo e criando uma visão crítica acerca dos acontecimentos a sua volta.
O jovem é semente do novo e espera-se que o jovem seja semente da transformação, pois um mundo melhor será possível somente se os jovens empenharem-se por isso.
Juventude... O que é?
Para se definir o jovem é preciso entrar no mundo deles sem cair nos preconceitos ou reforçar idéias do senso comum. Exige um olhar atento para evitar a ingenuidade de vê-los como culpados do contexto de um mundo em mudança e globalizado, para não responsabilizá-los ou dar a eles o papel de únicos responsáveis pelas transformações que esta sociedade vive. Falar de juventude exige ter uma abordagem conceitual para além do estado de espírito, de ânimo, energia e de força.
Quando se fala em juventude, esta tem sido considerada, por muitos, como sendo o momento primordial para as relações da vida grupal, da relação entre seus iguais e das experiências que interferem nos resultados de buscas, encontros, desencontros, inseguranças,
curiosidades, medos, confusões, indefinições, mudanças, crises e crescimentos. Poucos são os que defendem a juventude como sendo uma fase em que se tem permissão para viver com mais intensidade os questionamentos, discernimentos, entendimentos e sonhos. Cobra-se da juventude uma postura de compromisso e responsabilidade.
O conceito de juventude é na verdade polissêmica, pois está marcada pela questão das transformações no corpo, que está deixando de ser infantil e se constituindo como um corpo que se tornará adulto. Essas mudanças corporais nem sempre são enfrentadas com tranqüilidade pelos jovens. Elas vêm acompanhadas de reflexões pessoais que interferem na construção de sua identidade. Está marcada também por mudanças psicológicas já que a relação pai/filho não será a mesma de quando criança. Seus pais deixam de ser heróis para se tornarem figuras frágeis e passíveis de limites.
No âmbito social precisam adaptar a um mundo totalmente diferente do que haviam enfrentado até então, na infância. Vêem-se obrigados a uma inserção social complexa, trazendo-lhes novas significações e questões para as quais os jovens ainda não têm respostas integral mente formuladas.
Diante de todas essas reflexões acerca da juventude surge o papel da escola que é o de orientar e contribuir para que os jovens possam definir com responsabilidade sua identidade. Para tanto a escola teve de passar por mudanças no seu modo de “ver e perceber” a juventude.
A partir da Escola Nova, a visão tradicional do jovem como ser incompleto, devendo ser educado, foi substituída pela imagem do jovem com atributos próprios, necessidades e expressões peculiares, que a escola deve acompanhá-lo e contribuir para sua formação. Para tanto, a formação de professores nos cursos de magistério e licenciatura, depois nos cursos de pós-graduação, multiplicou a sensibilidade para concepções psicológicas juvenil, cujas necessidades, direitos e expressões, tornaram-se a dimensão essencial dos projetos escolares.
Esse modelo educativo centraliza o jovem como um ser que realiza mudanças, transformações e que por isso deve ser apoiado pela escola qual Instituição preocupada em apoiar mudanças que venham a contribuir para o crescimento juvenil.
Assim, diante disso, a EE Presidente Tancredo de Almeida Neves mostrou-se aberta a apoiar os membros do Grêmio estudantil na realização da Semana da Juventude, que acontecerá na última semana de outubro com a programação pensada e preparada pelos
jovens que compõem o Grêmio da Escola e os jovens que compõem o Grêmio das outras escolas participantes, bem como representantes da Gestão das referidas Escolas.
OBJETIVOS
- Dar visibilidade ao trabalho dos Grêmios Estudantis, em conjunto com a juventude das Escolas participantes;
- Abraçar o novo que o jovem traz, incorporando-o nas atividades da escola;
- Abrir espaços para a juventude protagonizar qual ser passível de responsabilidades e conhecimentos intra e extra-escolares;
- Realizar intercâmbio entre as escolas para que os jovens possam alargar suas relações sociais.
- Comemorar a Semana da Juventude para dar visibilidade à importância do Jovem para a Escola, desmistificando a ideia tradicional de “hierarquias”, o que distancia o jovem do ambiente escolar.
HIPÓTESES
- Os jovens tornam-se mais passives de compreensão e participação nos interesses escolares quando se sentem valorizados individualmente e enquanto categoria.
- Não é possível compreender o fenômeno juvenil sem compreender o contexto onde este se desenvolve.
As atividades escolares que envolvam ativamente a participação do jovem, enquanto ser transformador pode contribuir para sua formação e crescimento enquanto cidadão?
Como as atividades que envolvem o intercâmbio entre escolas podem fortalecer as relações sociais e contribuir para que o jovem seja protagonista das experiências vividas nesse intercâmbio?
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A SEMANA:
- Passeio Ecológico – (com o objetivo de estimular o senso de preservação ambiental, observar o ambiente natural e o ecossistema);
- Mesa de saberes - Temas
Violência e drogas - com Advogado Marcos Antonio Miranda
Ética e Cidadania -com Prof. Haroldo Borges
Sexualidade com Piscoliga Zalli
Gincana relâmpago - (realizar provas surpresas e educativas);
- Noite Cultural - (valorizar os talentos artísticos dos alunos, através de teatro, dança, paródia, poesia, etc.).