Quem Somos

A “Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves”,
com sede na Avenida Gov. Jose Fragelli S/N -Bairro Vila Nova ,
São Félix de Araguaia - Mato Grosso
 foi criada através do Decreto n°789 de 15 junho1988. 
Sua autorização para o funcionamento foi através da portaria 3277/92. 
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é 01564923/0001-39.

A escola atende uma clientela de 640 alunos distribuídos na zona urbana e em 8 extensões na zona rural com distancias que vai de 30 a te 200 km da sede do município. Conta com um quadro de professores habilitados em licenciaturas para a área em que atua. Entretanto, na zona rural, contamos com um quadro de professores diversificados, tendo em vista a dificuldade de conseguir profissional qualificado, para todas as áreas do Ensino Médio.

As famílias dos alunos na sede pertencem a classes sociais diversificadas, atendemos filhos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, profissionais liberais, domésticas, temos também alguns alunos indígenas. Na zona rural há realidades distintas, atendemos alunos que moram em assentamos, outros que moram em áreas de conflito entre índios e posseiros e há ainda alunos que são filhos de trabalhadores de grandes fazendas. Predominam famílias com 2 a 4 filhos. O grau de escolaridade dos pais na sua maioria não ultrapassa o Ensino Médio. Sentimos atualmente que a necessidade de trabalho, o excesso de compromisso tem resultado na falta de orientação, e diálogo com os filhos.

As famílias, em sua maioria, ainda não participam das reuniões, faltando mais colaboração nas ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas pela escola e eventos extra-curriculares.
A escola sempre procura incentivar a família a participar ativamente da vida escolar de seus filhos, pois escola e família precisam caminhar juntas. Os pais devem participar das ações escolares (reuniões, conselhos de classe, palestras e outros) e encaminhamentos que fazem necessários para o melhor desempenho da escola.

A escola conta com um quadro profissional qualificado, com licenciaturas plenas na área em que atua, o que contribui para a melhor formação do aluno. Visando aprimoramento do desempenho pedagógico, acontece a cada semana, a Formação Continuada do Projeto “Sala do Professor”, para todos os profissionais da escola. Quanto à distribuição das turmas esta se dá segundo portarias expedidas pela Secretaria de Educação do Estado – SEDUC expedida para cada novo ano letivo, considerando a lotação da composição de cada sala com 30 a 35 alunos. Os técnicos administrativos estão buscando qualificação no Programa do Estado Profuncionário, em parceria com o município.

Para contribuir ainda mais com a permanência e continuidade do aluno na escola, foi criado os órgãos colegiados como Conselho Deliberativo Escolar, Conselho de Classe, Conselho de Professores e Grêmio Estudantil, com o objetivo de que a escola, unida com a categoria preocupada com a educação possa continuar somando esforços a manter e oferecer um ensino de melhor qualidade. O Ensino Médio é a etapa de concretização e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando a continuidade dos estudos na educação superior (Art. 35. Inciso I. LDB). De acordo, ainda, com o Art. 36 § 2º da mesma LDB, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará–lo para o exercício de profissões técnicas, por isso é a etapa final da Educação Básica que assume dimensão essencial no processo formativo de todo cidadão brasileiro.

Assim, para amenizar essa problemática a Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves com a oferta de Ensino Médio e Cursos Técnicos Profissionalizantes, busca disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos com vistas a provocar transformações no indivíduo, através de uma educação voltada para a qualificação profissional, tornando o cidadão apto a uma vida produtiva no mundo do trabalho, bem como visa formar profissionais capazes de constante aprendizado, preparados para atuar com princípios éticos exercendo plenamente sua cidadania. É também objetivo da escola, promover ações junto à comunidade social e produtiva, para que, estimulando o estreitamento de relações se construa uma permanente troca de conhecimentos e informações, contribuindo para a melhoria de vida da população.
A Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves foi construída em 1985 Através de um projeto do ex - vereador Almir Assad e encaminhado ao Governo dôo Estado de Mato Grosso, o qual visava o crescimento do Bairro Vila Nova.

A unidade Escolar recebeu o nome de “Presidente Tancredo de Almeida Neves” em Homenagem ao ex – Presidente da Republica.
Durante 03 anos o Prédio foi do Município, funcionando como Escola Municipal, implantada para atender demanda do Ensino Fundamental de I a IV serie. Nesta época o município que era mantenedor do funcionamento a respeito de material de consumo e permanente e recursos humano.
Em 1989, a parte burocrática da Escola foi transferida para o Estado, passando assim a assumir a Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves através da resolução n° 789 de 15 de junho de 1988, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento de (I a VIII), tornando uma Escola Estadual de 1° Grau. A transferência se deu devido o crescimento da demanda rural cuja preocupação do Governo Municipal era de implantar e implementar as escolas rurais, como também pelas questões políticas que facilitaram as negociações para o município.

A partir de 1996, a Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, passou atender somente o Ensino Médio.
A comunidade educativa da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves é uma clientela diferenciada, por serem educandos adolescente e Jovens do Nível Médio, com uma faixa etária a partir de 13 anos. Essa especificação de escola de nível médio foi alcançada no advento da polarização ocorrido em Mato Grosso no ano de 1998. Por isso, a Escola procura levar em consideração a complexidade dos sujeitos que integram esse nível de ensino através de um currículo que contribua para sua formação crítica.
O quadro de pessoal de Apoio Educacional e Técnico Administrativo, os que não se profissionalizaram no antigo Programa Arara Azul, estão buscando qualificação através do Programa Profuncionário, o que os qualifica para o desempenho de suas funções. O quadro de interinos, embora não sejam beneficiados com os Programas de Profissionalização, buscam melhor aperfeiçoamento através de participação em capacitações e formação continuada oferecidas pelo Governo, escola e município. A Escola conta com um total de 54 funcionários, destes 37 são professores atuando no Ensino Médio.

A escola conta com um laboratório de inclusão digital, com 10 computadores e uma sala de multimídia, foi contemplada com o Projeto EDUCONRADIO, o que possibilita realizar aulas diferentes e agradáveis. Entretanto, a estrutura física da escola atualmente é empecilho para muitas atividades pertinentes a se realizar com os educandos, uma vez que não contamos com espaços adequados, falta biblioteca, laboratórios de Ciências Naturais, quadra para recreação e aulas de educação física. A diretoria e Secretaria escolar estão equipadas de modo a facilitar os trabalhos da equipe administrativa e diretiva, faltando melhorar os equipamentos e estrutura física (sala de professor e coordenador) para melhorar o desenvolvimento das atividades pedagógicas.