Ação do projeto “Ciências no cotidiano”


Ação do projeto “Ciências no cotidiano”
A compostagem X sustentabilidade e a Escola Tancredo.
                           
O que é a compostagem ?
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas e até para gerar lucros com a comercialização do mesmo.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos e também com o auxílio de minhocas ( quando houver), em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas 
A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.


A coleta seletiva do lixo orgânico : para que ocorra a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgânico para usinas de compostagem e os resíduos sólidos para recicladores. A compostagem também pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientações técnicas básicas, como a apresentada a seguir: 

Vídeo Youtube




Fotos da ação realizada com o 1º ano “C” técnico no dia 18/09/2012 às 7:40h ate 9:25h, na casa da aluna Verônika nas redondezas da escola, sob a supervisão da professora "Suellen de Kássia Lemos dos Reis".




Operação “Cisne Branco” 2012 Concurso de Redação


A Operação “Cisne Branco” busca despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do mar, com isso realizou uma Palestra no sentido de divulgar e bem como Socializar o concurso de Redação através de uma palestra realizada nesta Escola, e ministrada por, “Capitão Tenente Braga, Sargento Cleiton e Cabo Cavalcante”, objetivando despertar o interesse dos alunos desta Escola a estarem participando, e com isso expondo itens a serem seguidos por parte dos participantes conforme descrito abaixo.

Temas da redação
Ensino Fundamental: “Amazônia Azul e a sua proteção pela Marinha do Brazil”
Ensino Médio: “Amazônia Azul – interesse nacional”
                         
Regras:
            As redações deverão ser escritas de próprio puno e ter de 20 a 40 linhas.
            Na avaliação, serão considerados os seguintes critérios:
Conteúdo: Abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação;
Desenvolvimento: Concatenação lógica, capacidade de análise e de síntese;
Domínio da linguagem escrita: Correção ortográfica, gramatical, pontuação e riqueza do vocabulário empregado;
Criatividade:  Inovação na forma de abordagem do tema, procurando expressa-lo com estilo e entusiasmo.
Lembrando que, os autores das redações classificadas em primeiro lugar, nos dois níveis, em cada região de um Distrito Naval, receberão o Troféu Cisne Branco, uma viagem a bordo de um navio da Marinha ou visita a uma de nossas Organizações Militares, além de um prêmio, “para mais esclarecimentos procure o Distrito da Marinha de nossa Cidade”.

Palestra – Projeto Formas de Ingresso no Exército Brasileiro



Na manhã do dia 28 de agosto 2012 aconteceu na Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves uma Palestra – Projeto Formas de Ingresso no Exército Brasileiro ministrada por José Luiz Alves da Costa, (Sargento da Junta Militar). Na oportunidade também houve uma exposição, “A Missão e Estrutura do Exército”.
            A palestra, além de disseminar a missão e a estrutura do Exército, apresentou também a estrutura organizacional do Exército Brasileiro, em suas diferentes áreas “Militâncias e Voluntário” e como ingressar. Ressaltando ainda, o trabalho, a carreira, o reconhecimento, até a forma de ingresso nas forças armadas, evidenciando os seguintes itens: às escolas de formação, preparações para combates e fortalecimento das fronteiras, enfim, expôs um pouco do Exército Brasileiro onde o publico alvo é diretamente os alunos do 3° Ano do Ensino Médio.