Avaliação da Gestão Democrática

A Gestão Democrática vem sendo implementada nas Escolas Estaduais do Estado, desde 1998. A Lei 7040/98, constitui-se em aparato legal que sintetiza as aspirações dos profissionais da Educação Básica e organizações representativas. Mas, precisamos estar alertas de que “... se naquele momento histórico era importante esse clima esperançoso de mudanças nas escolas, já se tem atualmente experiência suficiente para se pretender não apenas que a comunidade escolar esteja motivada como, também, mobilizada no trabalho de aperfeiçoamento e na introdução criativa de novas práticas” (Política de Gestão Escolar/ SEDUC-2006).


Sabemos, porém, que a democracia não se estabelece por legislação em um meio social. É preciso, portanto, a compreensão de que esta consubstancia-se no processo participativo das pessoas que agem para o alcance de propósitos comuns. Cumpre-nos dessa forma, a firme decisão de sensibilizar e mobilizar os atores envolvidos no processo de democratização da gestão escolar para uma ampla reflexão e avaliação das práticas democráticas experienciadas.
Nesta perspectiva, A Escola Tancredo Neves conclamou todos os segmentos que compõem a comunidade escolar para participarem da avaliação da gestão democrática, que aconteceu na escola, no dia 24/08/2009. Este esforço coletivo tem por objetivo, “revisar” as práticas para assegurar as permanências e/ ou mudanças necessárias ao fortalecimento dos processos democráticos na escola

0 Response to "Avaliação da Gestão Democrática"