“O Fundo Social do Pré-sal e a Educação Brasileira”

O acadêmico de Engenharia Florestal, Bartolomeu Junior de Sousa Silveira, ministrou palestra intitulada como: “O Fundo Social do Pré-sal e a Educação Brasileira”, direcionada aos estudantes da 3ª série do ensino médio, como atividade da programação da Semana da Juventude. Foram abordados temas referentes à exploração dos recursos naturais desde a “descoberta” do Brasil até atualmente, explicando os diversos ciclos econômicos, como: do pau-brasil, da borracha, dos metais preciosos, café etc.


O palestrante explanou também sobre a estrutura do movimento estudantil e a importância deste para a sociedade, incentivando os estudantes a se organizarem em entidades representativas.



Dando seqüência, houve uma discussão para conceituação do tema da palestra e a importância disto para a sociedade brasileira, em especial no que se refere à educação, ciência e tecnologia, combate a pobreza e meio ambiente. Bartolomeu Junior também reafirmou a posição das entidades representativas dos estudantes quanto à criação do Fundo Social do Pré-Sal e que 50% deste fosse destinado a educação brasileira, fazendo em seguida um “raio-x” da educação mostrando as deficiências e a necessidade por mais investimentos na área. Comparou também os investimentos brasileiros em educação com demais nações e concluiu que as grandes potências econômicas e tecnológicas de hoje investem maciçamente em educação, ciência e tecnologia.

Considerando a riqueza recém descoberta de petróleo na camada pré-sal, o Brasil se tornará uma potência econômica, científica e tecnológica, basta a população brasileira discutir esse tema e saber reivindicar junto aos nossos representantes, impedindo que essa riqueza mais uma vez seja vendida a “preço de banana” ao capital estrangeiro.


Por Fabio P. Aguiar

0 Response to "“O Fundo Social do Pré-sal e a Educação Brasileira”"