ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PRES. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA
ANO - 2011
GINCANA DA JUVENTUDE ANO 2011.
DATA:25/10/2011
ATIVIDADES DA GINCANA DA JUVENTUDE ANO 2011.
O Grupo da Escola será dividido em 02 (duas) equipes que se apresentarão pelas cores verde e branco e estes deverão se apresentar no dia da Gincana caracterizados nas cores escolhidas.
Será entregue aos alunos de forma alternados no dia anterior fitas nas cores verde e branca.
Deverá ser escolhido com antecedência duas pessoas para compor o júri e os mesmos devem receber o regulamento da gincana.
Prova da caracterização
A equipe que se apresentar mais caracterizada no dia da Gincana receberá a seguinte pontuação:
1° lugar- 20 pontos
2° lugar – 10 pontos
01 - Confusão de Sapatos
Passos:
-Traçam-se 02 linhas paralelas a uma distância de 10m.
-Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes (04 de cada equipe)
- atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados e amarrados com pés trocados.
- Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida.
- O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
02- Adivinhando objetos.
01- Material: Giz e quadro negro.
02- Desenvolvimento:
- O coordenador divide o grupo em duas equipes, com igual número de participantes (05). Cada qual recebe um giz.
- Coloca-se o quadro negro a uma boa distância dos participantes. O exercício consiste no seguinte: A equipe deverá adivinhar o nome oculto e, para consegui-lo o animador de cada equipe farão mímicas, com três chances/pistas. Tão logo algum membro da equipe descobrirá do que se trata e escreve seu nome no quadro.
Total de mímicas – 05 para cada equipe.
N°. de tentativas/mímicas – 03 chances por palavra
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
Resultado final da prova: a equipe vencedora será aquela que conseguir adivinhar o maior número de mímicas.
03-Inflando Balões
1- Material: 15 balões para cada equipe e barbante ou linha para amarrar a boca dos balões.
2-Desenvolvimento:
- Cada equipe terá 02 (dois) participantes. Cada qual recebe uma quantidade de balões, sem ar. A um sinal do animador, e no espaço de 01(um) minuto, as equipes procuram inflar todos os seus balões. Ganha a equipe que conseguir a maior quantidade. Tempo: 1 minuto
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
04-Quebra Cabeças de Balões
Antes da brincadeira, pegue tiras de papel e escreva em cada uma, palavra(s) e coloque dentro dos balões e os encha. Deixe-os separados de modo que os balões contendo as peças de cada frase não se misturem.
Divida o pessoal em dois times. Os participantes de cada equipe serão 03 (três) e estes deverão pegar os balões vazios e enchê-los até estourar e ir passando os papéis encontrados nos balões para a equipe de apoio (03 de cada equipe) que estarão receptando as palavras e montando a frase. O grupo que montar primeiro a frase que estava dentro dos balões oponentes, vence; Se ninguém montar a frase zera a prova.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
05-Torta na Cara
Escolhe-se seis (06) participantes de cada equipe, são dois participantes por vez, cada um com um prato de “Torta” na mão direita, a mão esquerda para trás, então o coordenador responsável pela gincana, faz uma pergunta de ordem de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos por área de conhecimento e os participantes devem responder. O participante que levantar a mão primeiro terá o direito de responder primeiro. Se ele errar, o ponto vai para equipe adversária e o adversário terá que lambuzar a cara do participante da equipe que errou. Caso o contrário, o participante lambuzará a cara do participante da outra equipe, “lógico que sem violência“. Depois pode ser chamada a próxima dupla e assim por diante.
Vence a equipe que responder o maior número de perguntas.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
06- Corrida de casais (com pés amarrados)
Escolhe-se 02 (dois) casais de cada equipe e a cada um destes entrega-se um barbante para que possam amarrar uma das pernas de um participante na perna de seu (sua) companheiro (a). Após estarem preparados, dá o sinal de partida e a dupla que chegar primeiro na linha de chegada, ganha o jogo.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
07- Mordida na maçã
Escolhe-se dois (02) competidores de cada time e 01 participante irá segurar a maçã pendurada por um barbante e o outro com as mãos para trás tentará dar uma mordida na maçã (a mordida tem de ser considerável). A dupla que conseguir primeiro dar a mordida, ganha o jogo.
(Será disputado nas modalidades masculino e feminino)
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
08- Ovo na colher
02 (dois) participantes de cada equipe.
01 participante coloca o ovo na colher e deverá alcançar a linha anteriormente demarcada onde estará o outro participante de sua equipe que receberá o ovo pela colher (sem colocar a mão) e fará o percurso até a linha de partida inicial do 1º participante.
A equipe que fizer o percurso primeiro sem deixar o ovo cair ganhará a prova. Caso deixem cair o ovo durante a prova deverão retornar ao local de onde saíram e reiniciar o jogo.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
09- Corrida de saco
Cada equipe escolherá 04(quatro) representantes (02 masc. e 02 fem.) para a corrida de saco. As duas equipes correrão juntas e deste modo ganhará a competição o participante que chegar primeiro.
Modalidade: masculino e feminino.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
10- Bexiga com água
Cada equipe escolherá 04 participantes (02 masc. 02 fem.) para representá-la.
A competição será nas modalidades masculino e feminino.
Um participante joga o balão com água e o outro tenta receptá-lo sem estourar. (medir a distância entre o casal no momento da competição).
Vence a equipe que conseguir pegar sem estourar o maior número de bexigas.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
11 – Dança com a laranja
02 casais de cada equipe
Começa a música e cada equipe deverá dançar sem deixar a laranja cair. A equipe que conseguir permanecer dançando até a música cessar vencerá a competição.
Pontuação
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 10 pontos
12- Competição de embaixadinhas
Escolhe-se um representante de cada equipe.
Marca-se 02 minutos para cada equipe e o seu representante deverá realizar as embaixadinhas, podendo utilizar os pés alternadamente. A equipe que fizer mais embaixadinhas ganha essa competição. A equipe que deixar a bola cair não terá oportunidade de reiniciar o jogo.
Modalidades: masculino e feminino
Pontuação
1° lugar – 20 pontos
2° lugar – 10 pontos
13- Competição do Vestuário
Um (01) casal de cada equipe.
Ao toque do sinal cada equipe terá 01(um) minuto para que o casal corra até a linha de chegada, anteriormente demarcada, e comece a vestir as peças de roupas que estão do outro lado da linha de chegada. Entretanto, o casal deverá vestir trocado: o homem vestirá os trajes de mulher e a mulher, de homem.
A competição será de uma equipe por vez. Ganhará a equipe que conseguir vestir mais peças.
Tempo: 01 minuto.
Pontuação
1° lugar – 20 pontos
2° lugar – 10 pontos
SERÁ O CAMPEÃO DA GINCANA A EQUIPE QUE FIZER O MAIOR NÚMERO DE PONTOS NA CLASSIFICAÇÃO GERAL. A OUTRA EQUIPE SERÁ PREMIADA COM O 2° LUGAR.
Premiação surpresa
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