Homenagem a Erotildes da Silva Milhomem



Durante as comemorações do 33º aniversario de São Félix do Araguaia, alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Tancredo Neves faz homenagens a Erotildes Milhomem; com a Barraca Lenda Viva decorada com obras de Eroltildes Milhomem como: quadros, livros e fotos. Os alunos contaram um pouquinho da vida de Erotildes,
dentre as homenagens apresentaram uma peça teatral da vida da escritora desde a sua infância e momentos marcantes como o recebimento do certificado e da comenda da Academia de Letras do Centro Oeste.
O treatro apresentado pelos alunos recebeu a premiação de primeiro lugar no concurso promovido pela Prefetura de São Félix.

Erotildes da Silva Milhomem: Escritora, historiadora, folclorista, artista plástica e professora aposentada, é natural de Luciara, mas vive desde a infância em São Félix do Araguaia. Neste município que ela começou a escrever. Professora da rede pública estadual, ela começou a pesquisar a história da cidade para poder repassar aos alunos e acabou se descobrindo uma romancista. O primeiro livro publicado foi “Meu Araguaia Querido”, em 1985. Outras obras surgiram e em 1990 escreveu “Uma Menina do Araguaia”;
1996 - Maria Rita da Serra Roncador;
1998 - Poesia do Araguaia;
2000 - Floclore do Araguaia;
2002 - Barreira do Araguaia;
O currículo de Erotildes é vasto. Com uma vida inteira dedicada à cultura, ela ocupa a cadeira de número 21 da Academia de Letras do Centro Oeste. Em 1996, junto com Májari Seidl, fundou o Museu Histórico Cultural do Centro-Oeste em São Félix do Araguaia. Pertence à União Brasileira de Escritores e também foi vice-prefeita da cidade, entre 1982 e 1989.

PROJETO SEMANA DE MATO GROSSO



Mato Grosso comemora seu 261º aniversário e professores da Escola Tancredo Neves desenvolveram durante a semana de 04 a 09 de maio atividades interdisciplinares abordando temas relativos à diversidade cultural, étnica, lingüística, entre outras, em especial a questão da identidade mato-grossense e a cultura regional.
Este trabalho que possibilita o desenvolvimento de ações que são fundamentais para a construção/revitalização da identidade cultural do nosso Estado. Com a construção/revitalização da identidade cultural mato-grossense, reconhecendo a diversidade existente em Mato Grosso, ambientais, divisas territoriais, terras indígenas e parques de preservação ambiental; e ainda ressaltar o falar cuiabano, bem como o falar mato-grossense, com influências indígenas, africanas e portuguesas; e caracterizar o povo mato-grossense, valorizando as 39 etnias indígenas presentes em Mato Grosso.


TEMÁTICAS TRABALHADAS:

Terra – (Questões do meio ambiente, com os três ecossistemas existentes no Estado, o turismo ecológico e toda a diversidade ambiental existente em Mato Grosso, bem como as divisas territoriais com outros países, terras indígenas e parques de preservação nacional.);

Língua – (Ressaltar o falar Cuiabano, bem como o falar mato-grossense, com as influências indígenas, africanas, portuguesas e, por último, as imigrações de outros Estados do país, especialmente da região Sul e Nordeste.);

Diversidade Étnica – (Buscar a caracterização do povo mato-grossense, em primeiro lugar valorizando as 39 etnias indígenas presentes em nosso Estado, posteriormente a Cuiabania que mescla fortemente as três etnias básicas nacionais (indígena, negra e portuguesa) e, por último, os novos mato-grossenses, que vieram de outros Estados para cá.


Conteúdos Trabalhados por Disciplinas :

Matemática: dados estatísticos, tabelas, gráficos, potencial econômico de Mato Grosso

Química: As conseqüências do uso dos agrotóxicos na agricultura, e dos metais pesados como o mercúrio , nos garimpos de mato grosso

Biologia: Os três ecossistemas de Mato Grosso , a diversidade ambiental em Mato Grosso

História: Colonização de Mato Grosso

Geografia: Turismo, população, relevo e hidrografia de Mato Grosso.


Português/Artes/Ed.Física: A Cultura mato-grossense: dança, música, produções literárias




Os trabalhos foram desenvolvidos durante a semana de forma interdisciplinar com seminários sobre as temáticas destacadas no projeto.
No dia 09/05 ( sábado) às 8:00 h houve apresentação de teatro, poesias, jogral, documentários, música, dança e exposição de trabalhos realizados durante a semana com a presença das mães, que na oportunidade também foram homenageadas pelo seu dia.