"Toda pessoa é um produtor de cultura... é portanto, um portador de folclore".
A maneira espontânea e tradicional de viver de um indivíduo, resultante do seu dia-a-dia é que constitui uma cultura popular ou folclórica.
O termo folklore – folclore foi usado pela primeira vez por Ambrose Merton, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter um significado de saber tradicional de um povo¹. No dicionário da Língua Portuguesa a palavra Folclore quer dizer: ciência das tradições, crenças, costumes e artes populares; conjunto dos poemas, tradições, canções ou lendas populares de uma região.
O povo brasileiro descende de vários povos e nações e com esta pluralidade temos diversas crenças, tradições, lendas, costumes e artes, isto faz com que nossa cultura seja rica, e que neste caso temos de manter para que isto não se perca durante o tempo. Com a globalização podemos absorver outras tradições de outros povos, sem portanto, perder a nossa essência, aquilo que foi deixado de pai para filho, pois, caso isto aconteça poderemos acordar um dia sem identidade e consequentemente sem raízes e sem cultura.. É portanto necessário conhecer e identificar para valorizar.
O presente projeto, visa ajudar os alunos a reconhecerem o que pertence ao nosso folclore e sua importância na construção de nossa identidade.
OS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS ENVOLVENDO TODAS AS DISCIPLINAS E DIVIDOS EM SUBTEMAS POR TURMAS.
SUBTEMAS:
FOLCLORE INDÍGENA –TURMAS DE 1º ANO
FOLCLORE DO ARAGUAIA: TURMAS DO 2º ANO
FOLCLORE MATOGROSSENSE: TURMAS DO 3º ANO
FOLCLORE AFROBRASILEIRO: NOTURNO-1º, 2º e 3º ANO
Os Resultados foram apresentados em uma festa no próprio espaço da escola(Noite Cultural) no dia 27 de agosto com exposição de trabalhos, apresentação de danças típicas e pratos típicos das regiões.
Fabio P. Aguiar
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