Máscaras



A máscara é uma forma de disfarce usada sobre o rosto. Em várias partes do mundo, os mais diferentes povos fazem e utilizam máscaras em cerimônias religiosas, festas e representações teatrais.

No Ocidente, ela foi usada na Grécia antiga, nas festividades de Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade. Os gregos acreditavam que, com ela, o espírito de Dionísio estaria presente entre as pessoas. A máscara era chamada de persona e quem a usava em uma festa ou cerimônia era chamado de personagem.

Em muitas culturas antigas, na África, América do Sul e Oceania, a máscara era usada em cerimônias religiosas para curar doenças, espantar maus espíritos, celebrar casamentos e também em ritos de passagem, como quando meninos e meninas de uma comunidade passam da infância para a idade adulta. Nesse tipo de cerimônia, uma pessoa usando máscara pode representar antepassados ou deuses do bem e do mal.

A máscara também é usada no Carnaval. No Brasil, o Carnaval é uma grande festa comemorada com desfiles, blocos e bandas. Em outros países, ele é comemorado com bailes de máscaras. Nessas ocasiões, as pessoas usam máscara para ficarem mais à vontade.

Trabalho orientado pela a Professora de Arte Suénia Maria Silvana como uma das atividades do Projeto da Área de Linguagem, e parte do Projeto Sala de Professores da Escola.

0 Response to "Máscaras"