PINTURA CORPORAL



A pintura corporal além de ser uma espécie de enfeite, está relacionada ao papel social de cada indivíduo em sua comunidade, sendo uma forma de expressar e manter sua tradição cultural.


No Brasil, os Kadiwéu, que vivem na região do Mato Grosso do Sul, os Carajá, que vivem entre os estados de Mato Grosso e Goiás, e os Ianomâmi, da região do Amazonas, praticam esse tipo de pintura usando pigmentos vermelhos e produzidos a partir de uma planta chamada urucum.
Em culturas de outras regiões do mundo, como a Índia e o Nepal, as mulheres enfeitam os pés e as mãos com pinturas em dias de festas importantes, como o casamento. Elas empregam um pigmento marrom-avermelhado chamado hena, preparado em forma de pasta e aplicado com um funil de plástico fino ou uma seringa sem agulha. Esse tipo de pintura pode permanecer na pele por até uma semana.


A prática de pintar o corpo por meio de tatuagens foi bastante difundida em nossa sociedade. Hoje em dia, muitas pessoas têm desenhos no corpo feito com agulhas finas que deixam marcas permanentes sobre a pele. A finalidade desse tipo de adorno, na maioria das vezes, é criar um sinal que torne o corpo de quem o faz diferente dos demais.

Trabalho orientado pela a Professora de Arte Suénia Maria Silvana como uma das atividades do Projeto da Área de Linguagem, e parte do Projeto Sala de Professores da Escola.

0 Response to "PINTURA CORPORAL"