8 motivos para fazer o ENEM

8 motivos para fazer (bem) o Enem
1-Serve como auto avaliaçãoComo o Enem é uma prova preparada para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio, serve também como uma avaliação individual. "A partir do resultado da prova, o estudante pode descobrir como está ao final da escola, fazer um balanço do que aprendeu e do que não aprendeu".
2-Simulador do vestibular
Às vésperas do vestibular, ter mais um momento de aprendizado é algo valioso para quem passou o ano estudando. "Embora alguns concursos tenham características diferentes, porém quem consegue ler, interpretar gráficos e se sair bem em uma prova indisciplinar como o Enem também fará uma pontuação boa no vestibular.
3-Seleciona para instituição do ensino superior
Para quem pretende ingressar nas universidades federais que adotaram o Enem como critério único de seleção, não é nem preciso dizer que a prova precisa ser feita com muita seriedade. Atualmente, o Sisu, sistema por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota do Enem, é aderido no Brasil todo por cinco universidades estaduais, 39 federias e 38 Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia. Além, disso o Enem já é utilizado como vestibular por mais de 500 universidades e faculdades particulares inseridas no ProUni (Programa Universidade para Todos). Por isso, vale lembrar: ter um bom desempenho no Enem é importante para quem quer cursar um ensino superior de qualidade.
4-Serve de seleção para futuros empregos
É possível que a nota no Enem se torne uma referência em seleções de emprego. "Em muitas seleções, é comum pedir que o candidato escreva uma redação. Portanto, é possível que, com o Enem, os empregadores passem a considerar a nota da redação como parte do processo seletivo", tanto com relação à continuidade dos estudos quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. A avaliação pode servir como complemento do currículo para a seleção de emprego".

  1. 5-É obrigatório para concorrer a bolsa do PROUNI
Um dos critérios para que estudantes de baixa renda consigam uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) em instituições privadas é ter conseguido obter a nota mínima de 45 pontos no Enem. Quanto maior a sua nota, maior a chance de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos para entrar na universidade.
6-Indicador de qualidade das escolas
Educadores, professores, diretores de escolas e até o Inep concordam que o Enem não deve ser o único indicador de qualidade considerado na hora de escolher a escola em que uma criança ou adolescente vai estudar, mas é um dos indicadores. Por isso, quanto mais alunos de uma escola fizerem a prova com seriedade, respondendo a todas as questões e fazendo a redação, mais a nota da escola será um reflexo real da qualidade (ou da falta de) da escola.
7-Avaliador interno das escolas
Analisando o desempenho de cada um dos seus alunos, a escola pode fazer uma avaliação do seu ensino e, assim, melhorar o que precisa ser melhorado. "Com um Enem bem feito pelos estudantes, as escolas têm como ter uma exata noção de como seus alunos estão saindo do Ensino Médio". Mas, se os alunos não levam a prova a sério, os colégios acabam ficando com uma visão distorcida do seu desempenho. Se os estudantes não fizerem a redação, por exemplo, a escola nunca saberá o desempenho real dos alunos ao final do Ensino Médio.
8-Indicador da qualidade do Ensino Médio dos municípios e estados brasileiros
Além de avaliar aluno por aluno e constituir um bom indicador de qualidade das escolas, a nota do Enem pode refletir também a qualidade da Educação nos estados e municípios. "Estados e municípios podem usar o Enem para tentar melhorar a qualidade das suas escolas. Por isso, é importante que a nota do aluno reflita a realidade do aprendizado",

0 Response to "8 motivos para fazer o ENEM"