AULAS DE SÁBADO
Atividades de reposição de aula
Dia: 06/08/2011 – Reposição do dia 07/06/2011 (terça-feira)
Aconteceu um ciclo de palestras que teve como objetivo alertar, informar, instruir e dá conhecimento aos jovens estudantes sobre alguns assuntos que angustiam a sociedade, sendo assim a escola como espaço de informação e aprendizagem percebeu a importância e decidiu abordar os seguintes temas:
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST) ministrada pela enfermeira Karla.
- Emoções, Prazeres, Ansiedade e Depressão: ministrada pela psicóloga Gemila Peralta Jasse.
- Educação Ambiental: ministrada pelo agrônomo Jerson.
- O processo do conhecimento: ministrada pelo professor Haroldo Borges.
- Gravidez na Adolescência: ministrada pelo psicólogo do Cras, Junio e participação da Assistente Social, Luznaiara.
Esses temas mencionados foram ministrados nos períodos matutino com três palestras. No período vespertino duas e no período noturno também duas palestras. Após a exposição dos palestrantes os alunos participavam com perguntas e algumas dúvidas. No retorno a sala de aula os professores exploraram os temas com atividades elaboradas sobre os assuntos abordados e solicitação de relatório.
Atividades de reposição de aula
Dia: 13/08/2011 – Reposição do dia 08/06/2011 (quarta-feira) e dia 16/08/2011(paralisação).
Os alunos tiveram atividades no período diurno integral até as 16:00 horas e depois retornaram com atividades para os pais no período noturno.
Neste dia comemoramos o dia do “Estudante”, com o objetivo de fazer o educando refletir sobre a importância de buscar, pesquisar e até mesmo questionar os conhecimentos necessários para se tornar um cidadão capaz de enfrentar os desafios impostos pela sociedade.
Os alunos foram homenageados com vídeos, slides e mensagens. Tivemos também concurso de dança, show de calouros, dinâmicas e campeonato de jogos: baralho, uno, dama e dominó. Foi oferecido um almoço (churrasco) para os estudantes.
No período noturno tivemos no primeiro momento uma fala com o diretor da escola colocando algumas situações preocupantes em que a instituição se encontra. Em seguida houve também uma fala das coordenadoras pedagógicas discutindo alguns pontos como: a importância da participação da família no desenvolvimento escolar do filho, apontando alguns trechos da LDB que assegura isso como dever dos pais. Foi mostrado também o dever do Estado e da Escola nessa luta para proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes. Divulgamos também o IDEB da escola mostrando a importância e os benefícios dos alunos participarem do ENEM, nesse momento houve a participação dos pais sanando algumas dúvidas. Tivemos algumas apresentações e slides em homenagem os pais.
Atividades de reposição de aula
Dia: 20/08/2011 – Reposição do dia 09/06/2011 (quinta-feira)
Nesse sábado trabalhamos com o tema: BULLIYNG, resolvemos abordar esse assunto porque observamos que aconteciam alguns casos nas dependências da escola, com o objetivo de informar, esclarecer e prevenir os alunos contra as conseqüências destes atos.
Os professores prepararam slides, um filme e atividades que exploravam esse assunto. As atividades foram aplicadas nos períodos normais: matutino, vespertino e noturno.
Resenha do filme: “Bullying – Provocações sem limites”
…O filme conta a história de Jodi, um garoto alegre, carinhoso e apaixonado por basquete que vive com sua mãe, uma enfermeira que sofre de depressão e faz tratamento psiquiátrico. Os dois se mudam por causa do tratamento da mãe e Jodi entra em uma nova escola.
Magro e desengonçado o novato vira alvo de piadas e brincadeiras de mal gosto por parte de um grupo de alunos da sua sala. É muito comum novos alunos terem dificuldade de adaptação e sofrerem desse tipo de agressão. Justamente por se sentir deslocado com a mudança Jodi vira um alvo fácil para Nacho, o “valentão do colégio”.
Nacho agride Jodi fisicamente e psicológicamente
…O filme mostra superficialmente que Nacho tem um histórico de violência doméstica, outra característica bastante comum dos agressores. Sarcástico e violento o jovem não tem limites e manipula sua vitima da maneira mais cruel possível. No começo ele aparece como colega de Jodi como se quisesse fazer amizade com o garoto. Aos poucos ele começa com brincadeiras e piadinhas que tomam proporções insuportáveis e que fazem da vida da vitima um inferno.
…Dentre as agressões de Nacho estão humilhação, perseguição e violência fisica. Para piorar a situação o jovem é visinho de Jodi, o que permite que ele continue com o Bullying fora do ambiente escolar. Sem perceber a vitima vai se envolvendo cada vez mais no jogo psicológico do agressor até se ver impossibilitado de pedir ajuda ou reagir.
Muitos colegas mesmo não concordando com as agressões são coniventes.
…Essa abordagem do filme condiz com a realidade já que segundo especialista quem sofre Bullying costuma se isolar e esconder o problema de seus amigos e familiares. É como se ela se sentisse culpada pela situação e merecedora das agressões. No caso de Jodi podemos ver que esse comportamento é agravado pelo fato de sua mãe passar por problemas psicológicos. A fim de protegê-la, o garoto esconde o problema e até mesmo mente quando a origem de seus hematomas é questionada.
…A posição da escola no filme é retratada de maneira lamentável, pois mesmo sendo avisada a diretora custa a acreditar que na “sua escola” exista um caso grave de agressão e sua negligência piora a situação. Os colegas de Jodi também se omitem por medo do bando de Nacho e perdem a oportunidade de salvar o jovem contribuindo indiretamente com o Bullying.
.
As agressões muitas vezes começam com piadinhas e brincadeiras de mau gosto.
. Ao tentar ajudar o rapaz um vizinho que presencia o Bullying dá uma lição em Nacho mas acaba piorando a situação de Jodi. O agressor ameaça matar o jovem se ele contar a alguém, o que o inibi ainda mais. Até mesmo quando ocorre uma palestra sobre o tema em sua escola ele não tem coragem de denunciar os abusos.
……A saída que Jodi encontra é buscar na internet pessoas que sofram violência na escola. Assim ele conhece uma jovem imigrante que é agredida psicologicamente e fisicamente. Os dois começam a namorar e o jovem conta a ela que também passa por essa situação. Com a ajuda dela ele se sente mais forte mas como ambos não fazem nada para evitar, um dia a moça acaba sendo brutalmente espancada pelas colegas e é internada em estado grave. A imagem dela no hospital meche demais com a já perturbada mente de Jodi.
.
A vítima não conta que sofre Bullying o que dificulta ou torna nula a busca por ajuda.
……A saída que ele encontra é infelizmente uma das mais comuns entre as vítimas de Bullying: o suicídio. Em meio a situação insustentável e sem perspectiva de mudança ele prefere tirar a própria vida acreditando que assim pouparia sofrimentos à mãe e daria um fim a tanto sofrimento. A reação dos colegas diante da morte prematura que poderia ser evitada é de choque e indignação.
… O filme não dá uma atenção especial ao que acontece com os agressores, o que torna a “moral da história” um pouco vaga. Ainda assim ele mostra de maneira clara e chocante a realidade dos que sofrem Bullying e a importância de se denunciar essa prática!
.
Atividades de reposição de aula
Dia: 27/08/2011 – Reposição do dia 10/06/2011 (sexta-feira)
Neste dia as atividades trabalhadas foram sobre Educação Ambiental. Os professores elaboraram slides e um filme que explorava esse assunto. Foram desenvolvidas nos turnos normais: matutino, vespertino e noturno.
INFORMAÇÕES SOBRE O FILME: Dança com Lobos
Título original: (Dance With Wolves)
Lançamento: 1990 (EUA)
Direção: Kevin Costner
Atores: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant.
Duração: 180 min
Gênero: Drama
Sinopse
Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica um ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux. Com o tempo ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas.
DANÇA COM LOBOS
Durante a Guerra Civil Americana, o jovem Tenente John Dunbar (Kevin Costner) protagoniza um ato heróico e, por sua opção, vai servir em uma região infestada de índios. Ao invés de participar de algum extermínio, ele consegue uma ousada aproximação com os nativos, descobrindo sua cultura, costumes e seu modo de comunicação. Vencedor de 7 Oscar, incluindo Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Fotografia.
O gênero western ou far-west que na década de 1980, excetuando-se alguns poucos filmes que repercutiram, estava em franca decadência e descrédito, ganhou fôlego e vigor na nova roupagem introduzida pelo filme "Dança com Lobos". O politicamente incorreto que caracterizava as produções sobre o Velho Oeste americano, onde os vilões ganhavam status de celebridades, os xerifes tinham autorização para matar indiscriminadamente e os índios eram apresentados como selvagens a serem domados como os cavalos e búfalos das pradarias daquela região, foi substituído por um filme que trabalha com sensibilidade o encontro entre o mundo dos brancos e o universo dos índios.
O espírito do filme de Costner nos envia necessariamente para a carta enviada pelo Chefe Seattle ao presidente dos Estados Unidos, em 1850, como resposta a uma proposta de compra de suas terras. Nela transparecem as idéias de que somos como fios que compõem um tecido grandioso e que, como tal, dependemos dos outros fios assim como os outros dependem de nós para a composição do todo, da vida, da sobrevivência coletiva. Ele perguntava naquele documento se os brancos iriam tratar dos animais, das águas dos rios, da floresta e do ar como tratava seus irmãos ou seus pais. Antecipava o questionamento ecológico (globalmente organizado a partir de conferências realizadas no final dos anos 1960) em mais de 100 anos. Usava metáforas como "selvagens indígenas" e "cidades de pedra" para falar sobre civilização e progresso. Afinal de contas, quem era o civilizado nessa história?
Esse filme abre debate sobre o choque entre culturas diferentes, estimula pesquisas a respeito dos indígenas, faz com que os alunos entrem em contato com comunidades que vivam próximas. Uma boa dica pode ser comparar a imagem do índio com a que tínhamos antes (baseada em filmes antigos ou revistas em quadrinhos como "Tex"). A sugestão de leitura do livro "Enterrem meu coração na curva do rio" para compreender um pouco dessa rica cultura de nossos irmãos indígenas!
Relatório de algumas alunas
Alunas: Amanda Layssa, Beatriz e Thalita Maria.
Série: 3º ano A2.
Professora responsável: Laura Neide Ferreira de Sousa Pinheiro
Professores colaboradores: Alex Pablo, Elismar Rodrigues, Ezequiel Aguiar, Joaquim Jamil, Maria Gleci Alfaro, Rosa de Lina, Aelso Oliveira e Neuzilene Gomes Pereira.
Educação ambiental: o perigo das queimadas
No dia 27 de agosto de 2011, estivemos reunidos mais uma vez na escola Tancredo Neves, em nossas típicas aulas de sábado. Abordamos um assunto comum a todos, mas apesar de ser tão comentado, as pessoas continuam sem se importar.
Aconteceu uma palestra que teve como tema a educação ambiental com foco nas queimadas, sendo o estado de Mato Grosso o campeão nacional.
Os efeitos das queimadas na saúde são devastadores, que vão desde simples tosses, até grandes infecções como asma, bronquite, pneumonia e até câncer de pulmão.
Isso sem mencionar a enorme perda da biodiversidade do estado. Todo ano, milhares de animais são mortos em decorrência dessa situação. O cerrado está sendo destruído em uma proporção assustadora.
Em busca da solução, o papel da escola é fundamental nessa luta coletiva, porém, ela não age sozinha. Além de projetos e debates, as ações individuais são de extrema importância. Enquanto as pessoas não tiverem consciência do perigo de simples atitudes como queimar as folhas secas no quintal, tudo isso será em vão.
Na exposição dos slides apresentados pelo professor Ezequiel Aguiar, no qual mencionava a Lei de Educação Ambiental nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Essa lei consiste em um processo em que os indivíduos trabalham juntos levando em conta os valores sociais, as atitudes e a sustentabilidade a fim de promover a preservação do ambiente.
A Educação Ambiental não pode ser vista como uma só matéria, já que engloba todas as outras, assim como está exposto no Art. 2.o “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”.
Após a palestra, assistimos ao filme “Dança com Lobos” (Dance With Wolves: 1990 EUA), que nos fez refletir sobre a sobrevivência coletiva. A tribo Sioux ensinou ao personagem tenente John Dunbar que só devemos retirar da terra o que precisamos para sobreviver, nada, além disso. Eles também só agiam em conjunto, seja para caçar ou guerrear.
A lição que permanece é que se tratássemos a terra como parte de nós, como nossa irmã e não inimiga, não estaríamos nessa situação crítica, pois tudo que fizermos contra o ambiente recairá sobre nós. O grande problema é que o homem não aprendeu que a terra não pertence a ele, e sim que ele pertence a terra.
Atividades de reposição de aula
Dia: 03/09/2011 – Reposição do dia 13/06/2011 (segunda-feira) e 04/07/2011 (segunda-feira).
Neste dia desenvolvemos as atividades relacionadas à terceira etapa do projeto “Ciências e os Números da Vida”, que é um jogo de futebol.
3.2.3 O Jogo de futebol
Os alunos foram separados em duas equipes (A e B), cada equipe terá um time de futebol masculino, um time de futebol feminino e um grupo de torcida, os grupos ficarão responsáveis em garantir aos seus participantes a água necessária.
Cada aluno que não estiver envolvido diretamente nos jogos, deverá portar um guarda chuva/sol para se proteger do sol e da chuva e para garantir totalmente sua presença na atividade.
No transporte dos materiais, que darão assistência à atividade de campo e para garantir maior segurança no caso de acidentes, será utilizado um veículo de passeio de propriedade de algum docente da escola e que será conduzido por este.
Durante o desenvolvimento da atividade, realizaremos outras ações como: medir com o auxílio de uma fita métrica todo o perímetro do campo de futebol, medir a intensidade de força aplicada em diferentes chutes, desenhar as trajetórias percorridas pela bola, fazer desenhos geométricos, medir ângulos, cronometrar tempos, medir a velocidade da bola, calcular deslocamentos e espaço percorrido pela bola, calcular gastos de energia pelos atletas, calcular perda de massa e peso dos atletas.
Essas atividades referentes ao futebol serão ministradas no Estádio e Ginásio de Esportes no período matutino. Já no período, vespertino, as atividades foram desenvolvidas na escola. Os professores apresentaram conteúdos referentes à: - História do Futebol; - Impactos Ambientais e Sociais da Copa; - Preparação Física e Gasto Energético; - Maquete de vários estádios; - Tecnologia no Futebol; - Expressões Futebolísticas e apresentação de algumas línguas faladas em diferentes países. Terminada as apresentações, foi servido o lanche aos alunos e retornamos ao Ginásio para a final dos jogos. Calculamos para o término dessa atividade do período vespertino por volta das 20:00 horas com participação de todos os alunos da escola, isto é, do período matutino, vespertino e noturno.
Atividades de reposição de aula
Dia: 10/09/2011 – Reposição do dia 14/06/2011 (terça-feira)
Neste sábado de reposição de aulas os professores ministraram suas aulas nos períodos normais, matutino, vespertino e noturno. Trabalharam conteúdos nos diferentes anos (séries) referentes à:
Linguagem: -
- Modernismo no Brasil (1ª, 2ª e 3ª fase)
- Realismo no Brasil
- Parnasianismo
- Naturalismo
Filosofia
Ética e cidadania na idade média
Sociologia
Como o trabalho se transforma em mercadoria no capitalismo
Matemática:
- Sistema linear
- solução de um sistema linear
História
Geografia
- Dinâmica da Natureza
Introdução a Informática
Banco de Dados
TCC
- Pesquisa sobre máquinas virtuais e como instalar uma máquina virtual no Linux
- Exercícios práticos do sistema para academia.
História:
Guerra Mundial
- Biologia:
- Correção de atividades de biologia sobre evolução.
- Resolução de atividades em classe e extra classe sobre velocidade média.
- Resolução de atividades em classe e extra sobre cálculo de massa, nêutrons, elétrons e prótons de diferentes átomos.
Atividades de reposição de aula
Dia: 17/09/2011 – Reposição do dia 15/06/2011 (quarta-feira)
Neste sábado de reposição de aulas os professores ministraram suas aulas nos períodos normais, matutino, vespertino e noturno. Trabalharam conteúdos nos diferentes anos (séries) referentes à:
Linguagem:
Realismo no Brasil
Movimento Humanista
Atividades sobre el acoso escolar
Matemática:
- Orientação sobre trabalho avaliativo de estatística (moda, mediana, media aritmética e media aritmética ponderada)
- Correção de atividades (Domínio de função real)
-Geografia
Introdução a Informática
Banco de Dados
TCC
Rede de computadores
Filme: Lanterna Verde( Uso de computação gráfica nos efeitos especiais do filme)
Redes Wireless
Sociologia:
- Direitos Humanos
- O trabalho no Brasil
Filosofia:
- Movimentos Filosóficos ( epicurismo e historicismo)
- O trabalho no Brasil
Biologia:
- Filme: Guerreiro do Vento: Identificar nas cenas do filme aspectos de não realidade vividos pelos personagens que não são aceitos pela ciência como verdade.
Atividades de reposição de aula
Dia: 24/09/2011 – Reposição do dia 16/06/2011 (quinta-feira)
Neste sábado de reposição de aulas organizamos duas atividades diferentes. Os educandos poderiam escolher uma das duas atividades proporcionadas pela escola. Numa sala organizamos um ambiente para que pudessem escolher e realizar leitura. Espalhamos alguns carpetes com almofadas na sala de aula para se sentirem mais a vontade para realizarem a leitura. O objetivo desta atividade fora incentivar e proporcionar a leitura de diferentes literaturas no dia-a-dia dos alunos, pois sabemos que a leitura torna-se indispensável, pois ela é fundamental para o processo de produção de texto. È através da escrita que o locutor exterioriza seu pensamento, mas antes de se expressar é necessário que a atividade da leitura tenha ocorrido, pois ela proporciona a assimilação de conhecimento e de reflexão, podendo, então, o sujeito-aluno expressar-se através da produção escrita.
A outra atividade desenvolvida foi à apreciação dos filmes: O planeta dos macacos - O retorno e Mãos talentosas. O objetivo desta atividade foi estimular a escrita. “A escrita está presente, como forma constante de atuação, nas atividades das pessoas como no trabalho, na família, na vida social e, mais amplamente, como registro do patrimônio científico, histórico e cultural”. Antunes, (2003, p. 48). Após assistirem ao filme responderam algumas questões sobre o filme e foram solicitados a escreverem a sinopse do mesmo, como também, o professor de Biologia da escola trabalhará no retorno as salas de aula diferentes conceitos de Biologia: zoologia de vertebrados; ênfase nos mamíferos; evolução dos cordados com ênfase na evolução dos primatas e hominídeos.
0 Response to "PROGRAMAÇÃO DAS AULAS DOS SÁBADOS"
Postar um comentário