Projeto pensado a partir de estudos e discussões feitas durante a Formação Continuada “Sala do Professor” realizada semanalmente na Escola. Desenvolvido na Área de Ciências Humanas pela Profª. Maria Gleci S. Pires.
O interesse em desenvolver o projeto com as turmas do EMIEP surgiu a partir da observação previamente realizada com os alunos dessas turmas em relação ao comportamento que os mesmos apresentavam, entre esses: falta de interesse, falta de compromisso com o cumprimento das tarefas, desrespeito entre o grupo de alunos e com os profissionais da educação, alguns já apresentavam sintomas de”vandalismo”, depredando o patrimônio e objetos existentes no âmbito escolar.
A sistemática do trabalho se deu da seguinte forma: primeiramente, numa conversa amistosa, explicamos sobre o que estaríamos desenvolvendo ao longo do semestre letivo e provavelmente do ano. Após isso abrimos uma discussão acerca do que significa ser jovem. Com a oportunidade da fala, muitos alunos deram a sua contribuição e passamos para o próximo passo que foi o de cada aluno elaborar um texto sobre essa temática lançada para discussão. Foi realizada a apresentação dos textos o que desencadeou uma agradável discussão e troca de idéias sobre os textos elaborados pelos alunos.
Como parte da metodologia de trabalho, na semana seguinte foi entregue um questionário que questionava acerca de suas famílias: onde moravam, escolaridade dos pais, profissões, o que era ser jovem na atual sociedade, como eles eram vistos sobre a influência da mídia em suas vidas, seus direitos e deveres, sobre a violência envolvendo jovens, enfim uma série de questionamentos envolvendo os interesses desses jovens. Cada aluno deveria responder o questionário sobre o prisma de sua realidade vivida. Com base nesse questionário devidamente preenchido, abriu-se espaço para novas discussões e debate.
O próximo passo foi assistir ao Filme Juventude Rebelde, o qual possibilitou uma nova discussão sobre os comportamentos apresentados no filme e também presente num grupo de alunado da escola. O espaço para a discussão possibilitou que os alunos fizessem uma auto-reflexão de suas atitudes e comportamentos na escola.
Após o filme demos inicio à realização da oficina para confecção de cartazes, através do qual os alunos representaram os diferentes interesses e comportamentos dos jovens no mundo em que vivem.
Realizamos também a oficina de produção de jornais e, para tanto, os alunos se dividiram em grupos e escreveram textos, charges, esporte, curiosidades, tudo dentro do interesse dos grupos, primando sempre para o enfoque do tema juventude.
Para enriquecer o trabalho, assistimos a outro filme intitulado “Diário dos Escritores da Liberdade” e, após o filme e de reflexões feitas com mediação da professora Gleci conseguiu-se provocar uma mudança no comportamento da turma.
Até agora foi relevante todos os resultados alcançados. Numa avaliação sobre o Projeto com os alunos percebemos que estão achando interessante e, acima de tudo proveitoso. Diante disso, continuamos o nosso Projeto com a análise do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, com enfoque nos direitos e deveres das crianças e adolescentes. Neste trabalho, os grupos se reuniram e elaboraram cartazes em que apresentam alguns artigos do ECA e, após isso abrimos espaço para discussão sobre os mesmos.
Para fechar o semestre ainda estamos aguardando o Professor formador do CEFAPRO, senhor Haroldo Borges que irá ministrar uma palestra sobre valores éticos e cidadania. Após o período de recesso escolar, estaremos dando continuidade ao projeto com outras atividades a serem planejadas junto com o grupo de alunos envolvidos e previamente planejadas pelos professores responsáveis pela área de conhecimento.
O interesse em desenvolver o projeto com as turmas do EMIEP surgiu a partir da observação previamente realizada com os alunos dessas turmas em relação ao comportamento que os mesmos apresentavam, entre esses: falta de interesse, falta de compromisso com o cumprimento das tarefas, desrespeito entre o grupo de alunos e com os profissionais da educação, alguns já apresentavam sintomas de”vandalismo”, depredando o patrimônio e objetos existentes no âmbito escolar.
A sistemática do trabalho se deu da seguinte forma: primeiramente, numa conversa amistosa, explicamos sobre o que estaríamos desenvolvendo ao longo do semestre letivo e provavelmente do ano. Após isso abrimos uma discussão acerca do que significa ser jovem. Com a oportunidade da fala, muitos alunos deram a sua contribuição e passamos para o próximo passo que foi o de cada aluno elaborar um texto sobre essa temática lançada para discussão. Foi realizada a apresentação dos textos o que desencadeou uma agradável discussão e troca de idéias sobre os textos elaborados pelos alunos.
Como parte da metodologia de trabalho, na semana seguinte foi entregue um questionário que questionava acerca de suas famílias: onde moravam, escolaridade dos pais, profissões, o que era ser jovem na atual sociedade, como eles eram vistos sobre a influência da mídia em suas vidas, seus direitos e deveres, sobre a violência envolvendo jovens, enfim uma série de questionamentos envolvendo os interesses desses jovens. Cada aluno deveria responder o questionário sobre o prisma de sua realidade vivida. Com base nesse questionário devidamente preenchido, abriu-se espaço para novas discussões e debate.
O próximo passo foi assistir ao Filme Juventude Rebelde, o qual possibilitou uma nova discussão sobre os comportamentos apresentados no filme e também presente num grupo de alunado da escola. O espaço para a discussão possibilitou que os alunos fizessem uma auto-reflexão de suas atitudes e comportamentos na escola.
Após o filme demos inicio à realização da oficina para confecção de cartazes, através do qual os alunos representaram os diferentes interesses e comportamentos dos jovens no mundo em que vivem.
Realizamos também a oficina de produção de jornais e, para tanto, os alunos se dividiram em grupos e escreveram textos, charges, esporte, curiosidades, tudo dentro do interesse dos grupos, primando sempre para o enfoque do tema juventude.
Para enriquecer o trabalho, assistimos a outro filme intitulado “Diário dos Escritores da Liberdade” e, após o filme e de reflexões feitas com mediação da professora Gleci conseguiu-se provocar uma mudança no comportamento da turma.
Até agora foi relevante todos os resultados alcançados. Numa avaliação sobre o Projeto com os alunos percebemos que estão achando interessante e, acima de tudo proveitoso. Diante disso, continuamos o nosso Projeto com a análise do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, com enfoque nos direitos e deveres das crianças e adolescentes. Neste trabalho, os grupos se reuniram e elaboraram cartazes em que apresentam alguns artigos do ECA e, após isso abrimos espaço para discussão sobre os mesmos.
Para fechar o semestre ainda estamos aguardando o Professor formador do CEFAPRO, senhor Haroldo Borges que irá ministrar uma palestra sobre valores éticos e cidadania. Após o período de recesso escolar, estaremos dando continuidade ao projeto com outras atividades a serem planejadas junto com o grupo de alunos envolvidos e previamente planejadas pelos professores responsáveis pela área de conhecimento.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE CARTAZES
OFICINA DE PRODUÇÃO DE CARTAZES
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