OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA- OLP

A Escola Tancredo Neves aderiu à Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), e iniciamos as oficinas no final de maio, com as turmas de 1º ano sobre o gênero “Crônica” e nas turmas de 2º e 3º ano “Artigo de Opinião”.
Objetivo principal da Olimpíada é propiciar conhecimento no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita já previstas nos currículos escolares aos educandos. O importante, portanto é que nossos alunos cheguem ao final das oficinas (seqüência didática) tendo aprendido a se comunicar com competência por meio do gênero estudado, tornando-os cidadãos mais bem preparados no ato de ler e escrever.
Durante a realização das oficinas, observamos avanços satisfatórios dos alunos na leitura como na escrita e com certeza o empenho deles nas aulas contribuiu no sucesso deste trabalho. Conseguimos realizar toda seqüência didática e aproveitamos a 1ª escrita, fazendo a rescrita para a produção do texto final.
Trabalhar com gênero seguindo uma seqüência didática é ótimo, podemos perceber o avanço gradual e individual de cada educando.
Todas as oficinas foram importantes, mas destacamos a leitura e análise de algumas obras, a produção do jornal mural e Q.P jogos no gênero Artigo de Opinião como essenciais.
Encerramos a Olimpíada dia 10 de agosto e formamos a comissão escolar para a seleção dos textos a serem enviados para a comissão municipal dia 15.
Seguem-se em anexo fotos de alguns momentos:


Momentos em que os alunos do 1º ano, estão fazendo a leitura de crônicas usando a coletania


Aqui estão lendo um texto da revista na ponta do lápis sobre o gênero Crônica.

Turmas do 2º ano fazendo a leitura de artigos na coletânea.

Produção do jornal mural , turmas do 3º ano

Pesquisando outras crônicas no tom humorístico e poético;

Apresentação das análises das crônicas.

Jornal Mural OLP – gênero Artigo de Opinião


Repercussão do jornal na escola.


Olha o jogo QP – Questão Polêmica no gênero Artigo de Opinião




Produção final, olha a concentração.

Comissão escolar- Nília Santana e Clemilda ambas formadas em Letras, Pontin e Padre Paulo (escritor).

0 Response to "OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA- OLP"