Eu Preciso Fazer o Teste do HIV/AIDS?

Mobilização Nacional de Adolescentes e jovens do Ensino Médio para Prevenção da Infecção pelo HIV e da Aids.
É uma iniciativa do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, UNICEF, UNESCO, como parte do Projeto Saúde e Prevenção nas escolas, que tem como objetivo central reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis, à AIDS e à gravidez não planejada, por meio do desenvolvimento de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.
Neste sentido foi realizado palestra com os alunos, nos três turnos. Nos períodos matutino e vespertino o professor KK apresentou o kit de Mobilização Nacional de Adolescentes e Jovens do Ensino Médio para Prevenção da Infecção pelo HIV e da AIDS, e ainda falou acerca de quando e como surgiu a AIDS, bem como sobre o crescimento dos casos de infecção por vírus HIV entre jovens. Destacou ainda a forma de como se contrair o vírus e como nós devemos nos prevenir.

No período noturno, contamos com a presença do Dr. Wendel Weis da Cruz Odontólogo da Funasa, que falou do métodos legais de se fazer o teste de HIV, e como são feitos os testes para o diagnóstico da infecção pelo HIV que são realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue.

Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, por meio do atendimento do usuário nas unidades básicas de saúde, em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima e gratuita.

Nesses Centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, a fim de facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.








Por: Fabio P. Aguiar

0 Response to "Eu Preciso Fazer o Teste do HIV/AIDS?"