Palestra da Brigada do Prevfogo

Brigada do Prevfogo de São Félix do Araguaia realiza palestra na Escola Tancredo, com o objetivo de divulgar o trabalho efetuado na região com relação à prevenção e combate ao fogo em áreas de preservação permanente, terra indígena, parques federais e estaduais e reserva legal.

A Brigada do Prevfogo de São Félix faz parte do Projeto – 2010 do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que implantou 86 Brigadas do Prevfogo em municípios críticos de 14 estados do Brasil, 9 destas em Mato Grosso. O agrupamento de São Félix conta com 29 componentes, sendo: 24 brigadistas, 4 chefes de esquadrão, 1 chefe de brigada, Possui para a realização de sua atividade: 2 viaturas – L200 e mais os equipamentos de combate (EPIS).


Durante a palestra o chefe da Brigada Rodrigo Vasconcelos falou sobre as prioridades de combate aos incêndios, que são divididas em três níveis:

Prioridade 1: Incêndio em áreas protegidas
-áreas de preservação permanente
-terra indígena
-parques federais e estaduais
-reserva legal

Prioridade 2: Incêndio em outras áreas
-áreas florestais públicas e particulares
-projetos de assentamentos
-incêndios em propriedades rurais

Prioridade 3: Ações de prevenção relacionadas ao tema fogo:
-educação ambiental
-rondas preventivas
-queima controlada

Esta palestra contou com a participação de todos brigadistas que fizeram demonstrações de combate aos incêndios.
Os alunos foram atenciosos e até fizeram comentários sobre a importância deste trabalho realizado na região. Em destaque enfatizaram com entusiasmo a aula de campo que tiveram com os brigadistas na sede da Brigada.




Pesquise focos de calor captado na superfície do solo pelo sensor de um satélite.

Por: Fabio P. Aguiar

0 Response to "Palestra da Brigada do Prevfogo"